top of page

Presépio Canta Curió

O Presépio Canta Curió - Fundado em 2004 pelo nosso mestre de cultura George Sósa é talvez uma das mais antigas formas de caracterização do Natal. A palavra presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”. Porém, esta também é a designação dada à representação artesanal do nascimento do Menino Jesus, iniciamos o projeto dentro da sede em 2010 e em 2015 passamos a apresentar na Praça Santa Edwiges em parceria com o Ponto de cultura LGBTQIA+ Arte de amar sob minha coordenação e execução auxiliada pelo grupo cultural LGBTQIA+ e as mães da comunidade de forma artesanal e com material reciclado e hoje o espaço é um palco coberto com som e iluminação e conta com um estábulo, contendo figuras humanas, de animais e/ou objetos feitos em cerâmica ou outro material qualquer onde se percebe a inventiva popular. É a reconstituição dramática e popular da visita dos três reis magos ao recém-nascido Menino Jesus, para ofertar presentes. Essa ação tradicional e cultural, criada pelo mestre de cultura George Sósa em 2004 e em 2015 Ana Beatriz de Lemos Silva assumiu a Coordenação e a execução do projeto formada por crianças, jovens e moradores da Comunidade do Curió na Sede da União do Povo de Santa Edwiges, ( Ponto de cultura LGBTQIA+ arte de amar ) em Fortaleza/CE, desde 2004 com a orientação do nosso mestre de cultura.

MAIS SOBRE O PROJETO

As tradições vivenciadas atualmente promovem o diálogo entre passado e presente, experiência e memória. E esse diálogo é emancipatório, uma vez que uma comunidade que conhece e valoriza sua história - reconhecendo a aproximação com o tempo presente, tem a oportunidade de não repetir os mesmos erros e de buscar as reparações possíveis. Muitos vieram antes de nós: temos ancestrais e seremos ancestrais de alguém. Essa cosmovisão fortalece a comunidade e o senso comunitário. Sendo assim, o Presépio como expressão da Cultura Popular busca incentivar o trabalho coletivo, implementando-o efetivamente no processo ensino/aprendizagem do Teatro, através das aulas/ensaios virtuais e presenciais. A comunidade participa, se engaja, discute, sugere e desenvolve adaptações no roteiro e em todo processo, de forma flexível para as eventuais mudanças. É dessa forma que o Presépio canta Curió existe ofertando a oportunidade com seu espaço e seus equipamentos incluindo a orientação técnica na e para a comunidade. 

O Presépio Canta Curió, é uma tradição realizada desde 2004 na comunidade Curió. Onde se realiza a montagem do cenário natalino e nele o Presépio com imagens que representam e retratam a visita dos reis magos e o nascimento de Jesus. O presépio é montado no Ponto de Cultura LGBTQIA+ Arte de Amar, onde fica aberto a comunidade gratuitamente para tirar fotos e onde acontece as apresentações em Festivais Culturais e outros eventos.

O projeto Presépio Canta Curió foi criado especialmente para agregar e trazer mais sobre a cultura popular natalina para a comunidade, as famílias e as crianças, incentivando a interação familiar, o lado artístico, cultural e teatral dos jovens que participam do projeto, gerando mais responsabilidade e comprometimento com os ensaios e a apresentação. Além de tudo o projeto é uma forma de lazer educativa, que estimula o estudo, pois para as crianças também participarem devem ter boa participação e dedicação em relação aos seus estudos na escola que frequentam.

Dentro do projeto todos os anos nós procuramos abordar temas importantes da cultura natalina gerando mais conhecimento cultural, como e para que possamos mostrar as crianças e suas famílias a verdadeira história do Presépio, e sua importância e relevância dentro da cultura, e com a parceria da Lapinha Viva Santa Edwiges, onde podemos mostrar o processo de sua montagem desde o inicio, visando sempre ressaltar o seu significado e a simplicidade, procurando preservar a identidade original do presépio onde acontece a apresentação da Lapinha, feito com palhas, madeira, imagens de barro, os personagens reis magos, Jesus na manjedoura, Maria, José e os animais, o que gera também um maior contado com os materiais mais rústicos e o contato com a natureza, fisicamente e visualmente.

Equipe

​Clientes

©2020 por União do Povo de Santa Edwiges. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page