top of page

QUEM SOMOS

A União do Povo de Santa Edwiges – UPSE é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 25 de julho 1989 e que se mantém com recursos de convênios e doações.

Em sua história muitas lutas se somam, a luta por moradia em sua participação história na construção do bairro do Curió; Educação de crianças da periferia com o sistema de convênio com creches nas áreas de risco do Alto da Paz e da Parangaba; Inclusão cultural na promoção de diversas atividades como a Biblioteca Comunitária, eventos juninos, cineclube, dança, teatro, cultural tradicional popular e entres outros diversos projetos e eventos executados e promovidos pela instituição.

logo.jpg

Além de tantas lutas histórias, e do tão imenso trabalho sociocultural desenvolvido, a partir 2004 vem demonstrando interesse pela condição de desamparo social de uma parcela da sociedade: o público LGBTT (Lésbicas,GaysBissexuaisTravestisTransexuais e Transgêneros1.), principalmente Mulheres cis/trans, lésbicas ou bissexuais das periferias.

Hoje a instituição tem sua sede localizada no bairro do Curió, bairro na lista dos 20 bairros com menor IDH de Fortaleza, e continua seu trabalho em diversas frentes de atuação.

QUEM NOS LIDERA

No dia 25 de julho de 1989 Fundei a União do Povo de Santa Edwiges organização sem fins econômicos tendo como bjetivo lutar por Direitos Humanos iniciando nossa luta.
Neste período, em 1989, deram início o atendimento educacional em convênio com órgãos públicos, com creches nas áreas de risco do Alto da Paz. Igualmente com a oferta do projeto Inclusão Social dos Idosos, Esporte feminino, Lazer e Inclusão cultural na promoção de diversas atividades como a Ponto de cultura, Biblioteca Comunitária, eventos carnavalescos e juninos, Cine clube, dança, teatro, cultura tradicional popular e entres outros diversos projetos e eventos executados e promovidos pela instituição premiados pelas Secretarias da Cultura do Estado e do Município e Ministério da Cultura.
Habitação popular: fundamos a Sociedade Habitacional Popular do Curió, Construímos o Curió.

IMG-20191009-WA0096.jpg

PRESIDENTE DA UNIÃO DO POVO DE SANTA EDWIGES - GEORGE SÓSA

No ano de 2004 Apresentei a proposta de criação do Projeto, aprovado e Inaugurado o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Cultura LGBTT, com finalidade de pesquisar e desenvolver ações no campo da cultura LGBTT, assim como dialogar seus impactos socioculturais na sociedade (Projeto Arte de Amar).
Presenciei conflitos principalmente de caráter homofóbico, que ressalta o preconceito gritante diante do publico LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Trangêneros¹). Além dos problemas do cotidiano de cada pessoa atendida pelo projeto, ainda temos quando se fala no publico LGBTT, outros mais severos: a homofobia, preconceito e discriminação.

77327801_2635352863222418_854223674679492608_o.jpg

PRESIDENTE DO GRUPO CULTURAL LGBTQIA+ ARTE DE AMAR - NILZA FARIAS

Nossa Diretoria Atual

ata_page-0001.jpg
ata_page-0004.jpg
ata_page-0003.jpg
ata_page-0002.jpg

©2020 por União do Povo de Santa Edwiges. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page